sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Os caminhos de Vieira.




Tinha a opinião que Luís Filipe Vieira já era um dos melhores presidentes de sempre do Benfica pois conseguiu a proeza de pegar num clube moribundo e lutando contra o Sistema ter conseguido retirar a hegemonia aos andruptos no campo onde eles eram os melhores do Mundo. Nos negócios de compra, valorização e venda de activos.

Correndo o mundo não encontramos nenhum clube que tenha melhores desempenhos na valorização de activos  como o Benfica e o Porto.

Ajudando a esse desempenho está obviamente a questão competitiva e também aí estávamos a dar cartas: a promessa 3+1+50 está neste momento nuns incríveis 2+2+até-já-perdi-a-conta.

Nos últimos 5 anos o nosso R&C aponta para resultados líquidos positivos na ordem do muitos milhões de euros se excluirmos aquele ano onde perdendo tudo no final da época se decidiu não vender nenhum jogador.

Portanto em termos de core bussiness, o Benfica estava com uma rentabilidade muito acima da média mesmo comparado com os grandes clubes da Europa. Tendo o handicap de sermos de um país apenas com 10.000.000 de habitantes e com um rendimento per-capita muito abaixo que os restantes países do top6 restava ao Benfica fazer no século XXI o que os nossos antepassados fizeram no século XVI: potenciar o conhecimento global. 

Conseguindo isto, que até há 5 anos parecia impossível, eis que alguém se lembrou da seguinte estratégia. "Ok, chegámos ao topo já ultrapassámos o Porto financeiramente e desportivamente retirando-lhes a hegemonia, agora vamos descer as escadas e ultrapassar o Sporting na formação"

Eu diria que é uma loucura mas uma coisa também é certa: Se Vieira conseguir, com esta estratégia ser campeão, então aí é, certamente, o melhor presidente de sempre do Sport Lisboa e Benfica.

Vieira ou é um génio ou é um louco. 

O futuro o dirá.


16 comentários:

  1. O Benfica não "desceu as escadas". Quem gasta 9 milhões em meio passe de um avançado suplente, não está em contenção de gastos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi ao Atlético de Madrid...

      Eliminar
    2. Está em contenção de gastos sempre que os valores que resultam da vendas são superiores aos das aquisições (como foi o caso). Mais, se o que se gastava com os atletas que saíram é maior do que se gasta com os que entraram, só reforça a ideia inicial.
      O argumento de que um jogador custou 9 Mio e ainda por cima é suplente, como forma de provar que não há contenção, é em si mesmo imbecil.

      Eliminar
    3. Uma equipa que venda o bale por 100 milhões e contrate jogadores num total de 90 tamném está em contenção.
      Genial.
      A de chulos-sem-espinha que populam no lambe-botismo ao luis-farinhas a ver se lhes cai uma migalha do bolo é impressionante. E digna de pena.

      Eliminar
  2. Mais um sonhador desatento.. depois de afirmar que íamos passar a apostar na Formação e conter os gastos (2 de Julho) eis que contrata Jimenez por 9 milhões, pagos na totalidade ao Atlético de Madrid, mas depois, surprise, surpreise, o Jorge Mendes surge como dono de 50% (naturalmente dos direitos económicos)...

    A questão é: quando é que Mendes pagou 4,5 milhões ao Benfica por metade do passe?

    Estão a ver como dá jeito ter lá cães de fila como o sportinguista Soares de Oliveira, que tudo esconde. nada explica, como por exemplo de onde vem a necessidade de ter dividas financeiras de 280 milhões?

    Ou é louco ou é um grande vigarista que caiu de para-quedas no Benfica, sem ter numero de sócio que justifique candidatar-se à Presidência...

    Aliás, qvão a Alverca perguntar o que achavam da "chafarica" de pneus que ele tinha por lá há cerca de 30 anos.. o meu tio disse-me coisas muito desagradáveis, mas que encaixam bem naquilo que temos visto fazer no Benfica, e que os cegos pelo "diabo" Vale e Azevedo, não querem ver...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai-te catar, tu e o teu tio.

      Se Domingos Soares de Oliveira é um cão-de-fila, tu Eagle01 és um filho-da-puta ou outra merda qualquer.
      A gratuitidade do insulto é isto, toma lá DSO, então toma lá tu Eagle01.
      "Ou é louco ou é um grande vigarista". Muito bem. Eagle01, - ou és um alienado incurável, um demente irreversível ou um caluniador. Toma lá LFV, então toma lá Eagle01.
      Ó pá, tu trata-te e depressinha pois ainda fazes alguma asneira da grossa. Olha, mas para resolveres o problema já, mata-te, crlh!

      Eliminar
    2. Uma pérola do Eagle ou será Conde de Vimioso:

      "Tomara eu que o JVA fosse o maior vigarista dste país. 

Que grande país seria este. Alvo, cristalino...um paraíso."

      Assino por baixo o comentário do anónimo. Canalha sem vergonha que sai do buraco onde esteve este tempo todo!

      Eliminar
  3. Carlos Alberto,

    O que está em causa não é projecto desportivo, ou da formação, ou o quer que seja.

    No futebol, se tens um bom treinador, é caminho andado para seres Campeão. Ponto.
    A questão dos putos, é acessória. Com um bom treinador, eles rendem e bem!
    João Cancelo, Bernardo Silva e André Gomes, não tinham lugar no Benfica?!

    ResponderEliminar
  4. Vieira é o líder do maior clube Português e de uma das maiores empresas de Portugal, o Sport Lisboa e Benfica.

    A um líder exige-se que tome decisões e defina estratégias, e foi isso que ele fez no final da época passada.

    Se as decisões são más e as estratégias são erradas, exige-se a quem lidera que as corrija e siga em frente, se não fôr capaz tem que sair e dar o lugar a quem tiver capacidade para o fazer.

    Decisões e estratégias erradas acontecem a todos, só não acontecem a quem nada faz.

    Agora, permitir ( com um silêncio inaceitável ) que nos últimos meses a instituição que lidera seja achincalhada, insultada, denegrida, ofendida, desprestigiada e desvalorizada, por um conjunto de energúmenos ( colocados estrategicamente em locais mediáticos ), chefiados por um pantomineiro falante, gordo e seboso, é INACEITÁVEL E INCOMPREENSIVEL.

    Se Vieira não acordar e agir rapidamente, FORTE E FEIO, os danos causados ao nosso clube nos últimos meses serão de proporções gigantescas e de efeitos devastadores na estabilidade desportiva e financeira.

    Vieira tem que travar uma guerra sem cartel contra quem está a tentar destruir o nosso Benfica, usar todos os meios ao seu alcance e apelar aos Benfiquistas para fazerem o mesmo, agora ficar calado, pose de estadista e assobiar para o lado, ISSO NUNCA.

    O BENFICA NÃO PODE VOLTAR A SER UMA CASA SEM EIRA NEM BEIRA.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A estratégia só deveria ter sido alterada, depois de a anterior equipa técnica e com ela estaríamos muito mais próximo, não tenhamos dúvidas, não conseguisse chegar ao tricampeonato.

      Não é a 1ª vez que LFV tem os dragartos de joelhos, à espera da estocada final e em vez desta lhes estende a mão. O 'novo paradigma' é uma treta...!

      Eliminar
  5. Bom, como parece que anda MESMO tudo a dormir, vou mesmo eu levantar a hipótese que considero mais provável e adequada à inversão estratégica actual da politica desportiva.

    O presidente LFV, habituou-nos a estar um passo à frente. Assim foi com o Estádio, com as vantagens do cartão de sócio, com a Fundação, com a BTV, etc, etc.etc.

    E no momento presente estamos a assistir a uma tremenda aposta na formação, depois de anos a semear e a semear gerações de jovens craques. Ora, onde outros observam loucura, eu não sendo nenhum mestre Bambo, vejo antecipação do futuro da economia global e quiçá informação privilegiada!!!

    Temo que para mal dos nossos pecados ( e não só no futebol ), venham aí tempos de de total asfixia bancária, de extinção total de patrocínios ( para alguns ), de colapso da afluência de público aos estádios e das receitas de bilheteira e exigências de reembolso de empréstimos por parte da banca sem dó, nem piedade...

    O que me parece claro, é que alguém ( maltratado como sempre por todos ) o tal do LFV se apresta para dar mais uma ensaboadela na concorrência e ( correndo riscos no imediato, é certo ) cavar um abismo de distância entre a liquidez financeira do Benfica e a qualidade dos jogadores... e os nossos rivais, que entraram em espiral de loucura no tempo errado e à hora errada. Estes colocaram a corda na árvore, apertaram o nó com firmeza nos últimos 2 anos e agora vão saltar da cadeira.

    Portanto, prevejo um campeonato em que corremos riscos a ainda assim podemos ganhar, e depois uma linha enorme deles que irá aumentar de ano para ano, à medida que o sporting faz de boavista e o porto se faz de braga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já agora continua e conta-nos quando é o fim do mundo. Só para estar preparado!

      Eliminar
    2. Caro Anónimo, sem nome.

      O fim do mundo, não existe para ti, não é?

      Os milhares ( é mais para milhões ) de portugueses que ficaram desempregados, sem casa e a bater à porta da Caritas, estão agradecem-te o mar de rosas em que vive o paraíso...

      Aliás, é graças a gajos com visão como tu, que os portugueses já voltaram ao ciclo consumismo/empréstimo/fundo do poço em breve. Basta ter dois dedos de testa, para prever o que aí vem. E nem falo da instabilidade e da taxa de juro que teremos de pagar pela nossa dívida, por causa do instabilidade governativa que já está e será fortemente penalizada pelos mercados...

      Neste momento, existe um novo desporto mundial, que se traduz em provocar crises económicas, o mexilhão lixar-se e as Merkels deste mundo, lucraram com as crises dos países que lhes comem na mão. Ora antecipar que vem aí chumbo grosso, não é difícil para quem anda acordado.

      E não serão só os anónimos como tu, que serão apanhados de calças na mão, felizmente porto e sporting, já cavaram o buraco onde se vão enterrar e... o BENFICA, em vez de cavar também uma cova para si, escolheu antes de todos os outros, preparar o futuro.

      Mas é bom, que existam sportinguistas e portistas que achem que está tudo porreiro. É que não recuperaram da porrada nem em 10 anos, quando ela acontecer. Diverte-te!!!

      Eliminar
  6. LFVieira é sem duvida o grande Presidente do SLB e mudou a estratégia e talvez com razao, a questao foi a escolha de R.Vitoria apressada e mal pensada, mas, isso acontece, falhou neste caso e podia acontecer a qualquer presidente exemplo PDC que jà falhou 2 anos de seguida e vai pro 3, mas o seu passivo dà-lhe garantias pra isso, LFV agora terà de reconhecer que RV nao foi a esclha certa e mudar o rumo, e contratar alguém com currucilo que saiba dirigir um grande clube nao um amador de clubes pequenos onde nao ha exigencia a nao ser a permanencia. LFV vai mudar de treinador por vontade propria ou obrigado pela massa BENFIQUISTA e continuamos a nossa rota.

    ResponderEliminar
  7. Pelos vistos apostar na formação implica encostar várias dezenas de milhões de euros nas bancadas,não se entende.
    Quanto ao jogo de hoje espero receosamente uma vitória digo isto porque da maneira que vejo as coisas nestes últimos tempos não me deixam muito descansado,rui vitória deve estar mais calmo do que eu.
    Navegadores vamos lá então...

    ResponderEliminar
  8. Na "desvalorização de activos" também é campeão. Uma tabela a comparar ambos seria mais do que esclarecedora.

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista.
Aqui, no nosso blogue, a sua opinião é importante
Contribua para o debate livre.
Opine sobre o seu clube!