quarta-feira, 20 de maio de 2015

Comentário de um leitor acerca de Guimarães


O comentário do nosso amigo Carlos Fontes



Vários aspectos de "não reflexão " mas sim de acção imediata:

1º Creio que não é preciso grande investigação para que se chegue à óbvia conclusão: Exoneração do sub intendente. Processo em curso, ainda na posse da sua Glock e a chefiar a esquadra que investiga o saque ao armazém do Vitória. Inenarrável. 

2º A Ministra só deveria ter falado, após a conclusão do tal "Processo Disciplinar" e do(s) Inquérioto(s). Percebo a tentativa de serenar ânimos, mas, além de ter cometido um tremendo erro de concordância semântica "Não se pode nem se deve fazer justiça mediática" - diz-se, não se deve...ou não se deve nem pode..." deve isso sim ter em conta os pontos que aqui vou enumerar.

3º Não é de agora, mas os últimos dias confirmam-me o que sinto há cerca de uma década, as nossas forças de segurança não estão preparadas para o ser no aspecto principal, o psicológico. Esse é o "tronco", o sustentáculo de quem usa por delegação armas de qualquer tipo e que obrigatoriamente tem de estar acima de qualquer suspeita. Não o digo como lugar comum, mas com conhecimento de causa. Tive o privilégio de ser formado por Oficiais que sempre me transmitiram algo como "não é a arma que pode ser perigosa, mas sim quem a usa" . E foi isso que sempre esteve presente para quem formei. O Ministério da Administração Interna obrigatoriamente tem de rever: parâmetros de recrutamento e muito importante, acompanhamento. A PSP em menos de uma semana destrói o que a muito custo tem vindo a consolidar, confiança, total confiança por parte dos cidadãos. Não somos burros, sabemos que é impossível não acontecer um episódio ou outro que confirme a regra.Mas nunca, o que estamos a assistir. É nisto que a Sra Ministra se deve focar e não em lugares comuns ou verdades tidas como absolutas.

4º Como benfiquista. Sobre o saque ao armazém, apenas uma palavra, vergonha. Sobre a arruaça no Marquês, perante tanta informação e contra informação, não consigo ter uma opinião. Apenas senso comum, é facto que em todas as "Claques" existem elementos que usam este tipo de ajuntamentos para confundir anarquia, desvios psicológicos e mesmo (infelizmente) ideologias. É por demais conhecido o expediente de se misturarem noutras cores que não as suas, por problemas pessoais de sociopatas. Existe 1 mês como prazo para o inquérito. Aproveitem a conclusão para de uma vez usarem o método britânico.. .

5º O 5º é uma pergunta retórica, ainda que deteste o método socrático (não, não é o de Elvas smile emoticon ) E a pergunta é: e nas situações em que a TV não está ali? Nessas vezes, a PSP faz o quê? Os agentes policiais que violam os princípios da lei e envergonham a sua própria força, o que lhes acontece? Esta deve e tem de ser a principal motivação do MAI

Duas notas finais, 
Este imbróglio permanente MAI vs PSP não acontece felizmente nas Forças Armadas porque simplesmente estas têm (e bem eficaz) um sistema próprio (se bem que com um crescente problema a ser tratado, o bullying a recrutas). 
Por fim, estou-me nas tintas para a cor da camisola, naturalmente aqui, tomamos mais rapidamente as dores daquela família, mas teria exactamente a mesma opinião se se tratasse de uma família de outra cor. Já a cor da camisola do sub-intendente ter sido um dos detonadores para o que fez, e se isso se confirmar, mais razão tenho ao dizer, que critérios de recrutamento e acompanhamento tem a nossa PSP. Nem todos são bons, nem todos são maus. A direcção a ser tomada é óbvia. Usar o que existe para prevenir termos quem não pode estar numa força de segurança.

Faz novas amigas, convive:

4 comentários:

  1. ha outra situação que é preciso ter em conta e que pode contar em alguns casos para uma falha no psicologico do agente de segurança...
    como ouvi no dia seguinte ao jogo, as forças de segurança de Lisboa não era suficiente para tal evento e vieram reforços de todos os lados do pais.
    os agentes de segurança, tambem são adeptos de futebol... (depois de ter estado no Marques, fui a esquadra da PSP ao lado da prisão, ao cimo do Parque Eduardo VII - foi o unico sitio onde consegui beber agua aquela hora - e estavam lá 3 policias a civil que tinham ido para a festa a falar com os colegas).
    Isto para dizer que, muito provavelmente, os agentes de segurança que estavam no marques todos teriam as suas cores clubisticas e muitos estariam satisfeitos com a festa e outros nem por isso...
    pode ter isso provocado alguns excessos na avaliação e tratamento de situações?
    aquele agente que atira a garrafa, estaria em que pele? adepto ou policia?
    aquele agente que provocou utilizando o bastao para mandar piretes aos adeptos, estaria em que modo?

    obviamente que contamos que sejam profissionais e zelem pela segurança, propria e dos outros, mas há muitos factores que pesam nestas situações.

    infelizmente vimos cenas lamentáveis nestes ultimos dias.
    foi uma pena a festa do BIcampeonato ficar ligada a incidentes tão tristes

    Carrega Benfica
    #rumo35

    ResponderEliminar
  2. Jhon Murillo fala à MARCA da sua contratação
    "O Benfica é un grande trampolim"

    http://www.marca.com/2015/05/21/futbol/futbol_internacional/venezuela/1432159780.html

    ResponderEliminar
  3. Muito bom. Boa análise.
    No caso concreto do "rambo", o raciocínio é-lhe toldado completamente ao ver uma camisola do SLBenfica. Estou convencido, que, se, a cor fosse outra, não teria agido daquela forma tão descabida e tão cobarde!
    MM

    ResponderEliminar
  4. Lembrei-me que já passaram 5 dias, desde que nos sagramos BICAMPEÕES e que ainda não se viu por aqui uma manifestação de contentamento, alegria ou felicidade dos "verdadeiros benfiquistas". Os tais que amam o Clube, mais do que todos os outros juntos. Aqueles que andam por aqui, sempre a dizer mal do Presidente e da Direcção.
    Se não soubéssemos o quanto eles amam o Benfica, até podíamos pensar que ficaram fodidos.


    Rui Pereira

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista.
Aqui, no nosso blogue, a sua opinião é importante
Contribua para o debate livre.
Opine sobre o seu clube!