domingo, 28 de abril de 2013

Fruta da época


Tivessem todos os 'tomates' do João Querido Manha e o nosso jornalismo não estaria no nível que está. Eis a crónica dele hoje no Record:

"O que o treinador do Porto temia confirmou-se na plenitude: lá ficou mais um penálti por marcar. O árbitro Carlos Xistra engrossou o seu longo cadastro de grandes penalidades negadas aos adversários dos dragões, resistindo estoicamente ao perigo de negar essa proeza de nível europeu de Helton realizar todo um campeonato sem ter de enfrentar qualquer penálti.

O inventário soma e segue e também esta fruta da época, de alto calibre, amadurece no pomar do YouTube. Transitadas em julgado e, sempre, belas peças da grande farsa futebolística:

– 10.ª jornada, Braga, Carlos Xistra: mão de Alex Sandro;

– 11.ª, Moreirense, Vasco Santos: mão de Alex Sandro;

– 17.ª, Guimarães, bis de Marco Ferreira: faltas de Mangala sobre Baldé e sobre Ricardo;

– 20.ª, Rio Ave, Soares Dias: falta de Otamendi sobre Ukra;

– 27.ª Setúbal, bis de Carlos Xistra: mão de Danilo.

Qualquer destas faltas foi mais evidente e incontroversa do que outros lances recentes que tanta indignação vêm suscitado ao desorientado treinador portista, mais até do que os dois assinalados por Jorge Sousa no Porto-Sporting da 6.ª jornada, que os leões aceitaram com toda a bonomia e sã camaradagem.

Será por isto que o Porto corre por fora na luta pelo título? Serão estes lances diferenciadores da qualidade e competitividade das equipas? É claro que não. Os penáltis constituem uma incidência dos jogos, que podem alterar o seu rumo, mas apenas isso. Atirar a culpa para os árbitros é sempre uma forma cobarde de os treinadores encobrirem o que fazem mal.

Se apesar deste evidente protecionismo, conseguir perder este campeonato, talvez o Porto deva começar por refletir a forma como prepara os seus jogadores para a cobrança dos penáltis: 5 falhados em 10, a pior equipa da Liga neste capítulo com apenas 50% de eficácia, contra 90% do Benfica ou mesmo os 100% de Estoril-Praia e outros seis clubes."

Ainda há gente séria!!! 

16 comentários:

  1. há sempre alguém que resiste,
    há sempre alguém que diz não.
    Há sempre alguém que resiste,
    há sempre alguém que diz não.

    Obrigado ao Sr. João Querido Manha .

    obrigado ao blog Benfiliado

    os homens honestos não tem medo da verdade ...

    ResponderEliminar
  2. João Querido Manha e José Manuel Delgado são dos poucos jornalistas que ousam ir contra a corrente corrupta que grassa pelos media...

    ResponderEliminar
  3. Vamos ajudar e incentivar aqueles que mais directamente nos podem dar a alegria da vitória: jogadores e técnicos. Porque este ano foram os melhores, porque trabalharam e trabalham muito para obterem os níveis de qualidade em que se encontram, e porque já falta muito pouco para alcançarem a concretização do sonho de milhões de pessoas. Eis a oportunidade de fazer outra vez a demonstração de que se pode ganhar com qualidade, trabalho, seriedade e talento. ftordo

    ResponderEliminar
  4. O poder da honestidade no futebol em Portugal.

    obrigada João Querido Manha continue sempre.

    ResponderEliminar
  5. “A corrupção é pior do que a prostituição. Esta pode pôr em perigo a moral dos indivíduos, mas aquela invariavelmente põe em risco a moral de um país inteiro”. Karl Kraus.

    ResponderEliminar
  6. Pois bem, há pouco vi na televisão, e realmente não existia qualquer penalti. Assim, houve um mal marcado a favor do Porto, e dois por marcar a favor do Vitória de Setúbal...

    ResponderEliminar
  7. Um dos maiores, senão mesmo o maior, furúnculos surgidos na parte final do século XX, que se transformou em carbúnculo e dá pelo nome de FCP, tem localização bem definida na cidade do Porto.

    ResponderEliminar
  8. os BATOTEIROS
    O Sporting desloca-se a Guimarães, na penúltima jornada e, graças a um auto-golo de Manaca, sagra-se campeão. Pinto da Costa lança suspeitas sobre o ex-defesa do clube leonino, que responde: “Não fui subornado pelo Sporting mas estava aliciado pelo FC Porto. Com a derrota do Vitória fiquei a perder 100 contos”.

    ResponderEliminar
  9. A misteriosa explosão que quase termina com a vida de Cadorin

    Cadorin na sua residência e misteriosamente houve uma explosão de gás, que quase que terminava com a sua vida mas terminou com a sua carreira, pois as lesões provocadas pela explosão fizeram com que a transferência para o Sporting fosse cancelada e Cadorin ficasse impossibilitado de praticar futebol. A explosão ocorreu no ano a seguir a ter denunciado a tentativa de aliciamento por parte do F.C.Porto e Luciano d'Onofrio.

    ResponderEliminar
  10. Um guarda-redes brasileiro que passou com discrição pelo Tirsense e Beira-Mar. Só depois de regressar ao Brasil teve a coragem de falar sobre a sua aventura europeia. E contou então que recebera pressões e propostas diversas para facilitar uma vitória do Porto em Aveiro que valia (e valeu) o título nacional em 1993.

    ResponderEliminar
  11. Mas era também o mais parcimonioso em matéria de castigos máximos, seguindo a “cartilha” do mestre António Garrido de sancionar pelo critério de “perigo de golo”, que consiste em punir sistematicamente os avançados nos lances de contacto “duvidoso” na área.

    ResponderEliminar
  12. João Capela

    “João Capela, lembras-te que os juniores do Benfica passaram a 2.ª parte a lutar, contra tudo e todos, mas principalmente contra as tuas atitudes? O Sporting CP nada conseguia. Até que foste obrigado a actuar, expulsando o jogador do Benfica, Blaze Berzovacki, aos 68 minutos, após simulação do fiteiro Nani?

    João Capela, lembras-te que, mesmo assim, ainda tiveste de arranjar livres e mais livres para o Sporting empatar, aos 80 minutos por Miguel Veloso e depois nos descontos Djaló arrumar com o Benfica perante uma equipa de juniores benfiquistas destroçada e extenuada. E tu contente e impune. Lembras-te?

    Quando os Benfiquistas presenciaram a vergonha que fizeste, logo vaticinaram: “Este vai longe! Agora anda pelos jogos dos juniores! Mas ainda chega a internacional!” Não se enganaram…”

    ResponderEliminar
  13. E se fosse o J.Q.Manha passava a andar nos transportes públicos, não vá o diabo tece-las, e num dia de manhã arranca, e vê as rodas aparecerem na frente do carro ...

    ResponderEliminar
  14. Aos anónimos anti Benfica desta vida somente isto: custa ouvir verdades, não custa???

    E perante a verdade, como é que reagem: Com insultos e ameaças. Como vos gosto de ver assim, tão nervosos e aziados, delirando por morte dos Benfiquistas!

    ResponderEliminar
  15. Como é que voçes querem que as pessoas falem,e denunciem as coisas,se quando o fazem,aparecem logo benfiquistas a dizer,para ele mudar de residencia,pra andar em transporte publicos..blah blah blah...Sao voçes,são os proprios benfiquistas que muitas e tantas vezes é que criam climas de medo e intimidação,se fossemos todos uns covardolas como alguns entao ai sim estava tudo perdido.Força Joao Querido Manha

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista.
Aqui, no nosso blogue, a sua opinião é importante
Contribua para o debate livre.
Opine sobre o seu clube!