segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Quem são estes novos democratas?


Ao ler a introdução da crónica do psico-lagarto, Alberto do Rosário, no Record lembrei-me que desde que o andrupto-mor deu a sua 'douta e democrata' opinião, que vários junta-letras amestrados, comentadeiros e paineleiros deram a sua 'isenta' opinião acerca dos estatutos do Benfica e do celebre artigo que obriga a 25 anos de sócio efectivo para ser Presidente do Glorioso. 

Ora eu, como um dos 15 ou 20 sócios que passaram horas de seca nas assembleias de revisão dos estatutos no tempo do Damásio, estou à vontade para dizer que discordo do exagero dos 25 anos mas isso sou eu, somos nós, sócios do Benfica que temos a liberdade de votar assim ou assado. 

Adeptos de clubes cujo presidente chegou ao poder com um rapto ou outros que, perdendo as eleições são nomeados com o Nuno Luz enfiado no cu, terem o desplante de comentar com ar de gozo a democracia do Benfica, é algo só comparável às piadas que o Bashar al-Assad fará às eleições americanas,

Não, não concordo com aquela clausula dos 25 anos mas mesmo assim aposto que o Dr. Rui Rangel não vai ter de se submeter a nenhuma reunião de nomenclatura com nome de 'Conselho' para poder ir a eleições e aposto que, se o juiz tiver um cãozinho, ele possa continuar a gozar de boa saúde ao contrário do canideo de um putativo rival do 'democrata' acima citado e que o obrigou a passar de critico a 'vigilante' 






P.S. Legalmente acho que não se coloca a questão dos 43 anos de idade pois quem for sócio desde que nasceu, faz os 25 anos de sócio quando faz 25 anos de idade e ao passar a maioridade passa por isso a ser efectivo desde o inicio. Tanto assim é que mantém o numero

20 comentários:

  1. Eu considero que podia ser 15 a 20 anos de sócio, mas a idade limite para mim não tem qualquer sentido.

    Em relação ao sócio é uma dedicação (não faz ser mais benfiquistas, mas pode significar um dedicação), agora a idade? Porquê que alguém com 25 anos, ou 30, ou 35, ou 40 não pode dar um bom Presidente do Benfica?

    Em relação aos paineleiros, dói muito a falta de orgulho, dói muito.

    ResponderEliminar
  2. Discordo totalmente com a alteração dos estatutos para que a candidatura a presidente só possa ser feita com mais de 25 anos de sócio. Sobretudo porque foi feita num atentado à democracia, não porque seja anti-democrática por si, mas porque foi feita para impedir que alguém que preparava a candidatura se pudesse candidatar. Por mais que inventem desculpas essa atitude cheira a ditador (obviamente palavra exagerada para o que foi)... Nesse momento muitas das minhas ideias sobre as boas intenções de Vieira desapareceram, o que não quer dizer que condene tudo o que foi feito por ele, bem pelo contrário.
    Além disto, até posso concordar que seja necessário ter pelo menos 10 ou 15 anos de sócio para se candidatar à presidência, mas 25 é uma barbaridade! Falam muito daqueles que são sócios desde nascença, como se apenas esses fossem verdadeiros benfiquistas (sei que não foi isso que referiste, mas é um discurso comum entre muitos benfiquistas). Eu não podia estar em maior discordância. Quem decide por si mesmo, aos 25 ou 30 anos tornar-se sócio do Benfica, porque só com essa idade conseguiu ter condições económicas para o fazer, merece ser considerado tão benfiquista como os que o são desde nascença. E se quiséssemos encetar comparações deveríamos então ter em conta que esses o decidiram por si mesmos, não necessitaram que outros o fizessem sócios. Todos somos benfiquistas, sócios e adeptos. Independentemente de com que idade nos fizemos sócios e não podemos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Vieira também não estava de acordo com os 25 anos e defendia os 15 anos. Quem decidiu e propôs os 25 anos foi a Comissão constituída para o efeito por benfiquistas para estudar o assunto sendo essa proposta votada assim na AG. Por isso, foi um processo limpo e 100% democrático.
      Tudo o que mais se diga não é verdade e são apenas tentativas de denegrir um acto democrático.


      Eliminar
  3. Concordo plenamente com os 25 anos. Qual é o problema?

    Paraquedistas? Gente sem qualquer experiência em gestão e liderança?

    Na verdade dos Benfiquistas que foram presidentes do Benfica nos tempos mais recentes, quase todos tinham mais de 30 anos de sócio quando foram eleitos. O único de que tenho dúvidas é Vale e Azevedo...

    Vieira, Vilarinho, Damásio, João Santos, Jorge de Brito, Fernando Martins, Borges Coutinho, Ferreira Queimado, todos eram sócios de muito tempo no Benfica quando foram eleitos.

    Esta mudança não teve a ver com uma pessoa, mas com um tipo de pessoas que fala muito e pouco ou nada contribuiu para o clube. É tudo desculpas para não serem sócios, mas para criticarem já são os maiores do mundo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema é a forma como foi feita a alteração de estatutos para introduzir essa nova regra, precisamente para impedir alguém de se candidatar! Eu até votei no Vieira nas últimas eleições, e votaria mesmo que o Bruno Carvalho se tivesse candidatado, mas a atitude foi claramente totalitarista.
      Além disso porque é que um sócio do Benfica à 20 anos não teria "experiência em gestão e liderança"? Se alguém se fizer sócio aos 40 terá 60 anos quando tiver 20 anos de sócio, portanto esse argumento... Eu sou sócio há 7 anos, porque me tornei sócio quando tive condições para tal, não dependo de outros para ser sócio, sou porque eu mesmo quis! 25 anos é exagero e ainda mais exagero é quando a regra serve quem está no poder.

      Eliminar
  4. Enorme Carlos Alberto, Companheiro,

    Parabens por mais um post muito oportuno!

    Quanto aos limites Estatutarios da elegibilidade, gostaria de recordar a todos que LFV votou (e defendeu) pela alternativa dos 15 anos de Socio.

    Mais do que isso, eu creio que nao faz sentido nenhum discutir a questao dos 25 anos de Socio e da idade minima (eu, sem ser Jurista, interpreto como 43 anos de idade minima), sem a enquadrar na questao, muito mais importante, da impossibilidade dos membros dos Corpos Sociais serem remunerados pelo Clube e qualquer entidade do Grupo Benfica.

    O que esta em causa e a 'independencia' dos Corpos Sociais e de lhes garantir que a legitimidade adquirida nas urnas eleitorais, nao pode, NUNCA, vir a ser colocada em causa por uma logica que os 'funcionalize'.
    E bem sabemos como muitos Companheiros gostam de tentar faze-lo, chegando ao ponto de arrogar-se o direito de escolherem as 'amizades' e as companhias 'ao almoco' do Presidente, alem das funcoes a exercer pelo 'Maestro', por exemplo.

    Esta questao, ela sim, e que constitui o verdadeiro 'busilis' do problema.

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  5. O desconhecimento da maioria das pessoas sobre o modo de funcionamento da maioria das democracias é atroz!

    1. Não percebem que nenhum poder executivo é eleito diretamente. São eleitos representantes e esses sim escolhem ou fomentam a formação de um executivo.
    2. Os Portugueses ao fim de quase 40 anos de democracia ainda não perceberam que não votaram nos "Passos" desta vida, votaram no leque de partidos que concorreram.
    3. As eleições que por norma elegem diretamente alguém por maioria de votos não são para cargos considerados executivos.
    4. Não percebendo isto nunca conseguirão entender as razões da existência de votos privilegiados. No Benfica ou onde quer que seja que existam eleições estatuídas existirá (se se pretende democracia) sempre voto privilegiado. Não o fazer é que porá a democraticidade em risco.
    5. E sabem porquê? Porque as eleições no Benfica elegem diretamente o poder executivo. Não há filtros nem controles, ou seja não existe uma assembleia (poder legislativo) não existe Presidência (poder "bomba atómica") não existe TC (garante do direito supremo). Ou seja o que os anglo-saxónicos chamam "Checks and Balances". Ou acham que uma AG que não existe em permanência e é composta cada vez que convocada, por números e indivíduos distintos (sim a AG é composta pelos que lá estão no momento, não confundir com os que foram eleitos como órgãos sociais) se substitui aos poderes atrás referidos.
    6. Não perceber que o voto privilegiado (apesar dos defeitos) faz um pouco o papel dos "Checks and Balances", é não saber de história e desconhecer como alguns se alcandoraram ao poder e puseram fim aquilo que lhes permitiu lá chegar.
    7. Sim, pode parece incongruente, mas não é! Se por vezes parecem ser os votos privilegiados a manter o poder também são eles que o derrubam. E nós no Benfica temos disso experiência.
    8. Um homem um voto aplicado a eleições diretas para poder executivo, pode parecer bonito, mas aí teríamos de alterar radicalmente os estatutos de forma a inventar (julgo que seria uma novidade, pelo menos em estatutos de sociedades desportivas) os tais equilíbrios.
    9. Para concluir, e desmistificar a discussão em redor dos "mínimos". É preciso ter 18 anos para votar, conduzir, beber, fumar e até "foder com adultos" - desculpem a expressão - é preciso ainda preciso ter 45 anos para ser presidente da republica. Discutir onde se coloca a fasquia é razoável e também democrático (também acho exagerado 25 anos). Mas que eu saiba a fasquia para se fazer tudo o que disse atrás, foi legislada e votada por uma maioria, numa assembleia da republica eleita democraticamente pelos Portugueses. Não houve democracia? Houve. Não se sentem representados? Esperem pelos "Checks and Balances". Aparecem sempre e aparentemente têm funcionado (mesmo com muitos defeitos) relativamente bem na história das democracias reais.

    Viva o Benfica que mais uma vez está prestes a ir a eleições! Viva o Benfica que vai a eleições desde que nasceu! Tem uma democracia real muito mais antiga que a maioria das nações do mundo! O resto é conversa!



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo consigo, e apenas ressalvo que creio serem 35 anos para concorrer à presidência da república. Se estiver eu errado, desde já as minhas desculpas.

      Márcio Guerra

      Eliminar
    2. Tem toda a razão Márcio,

      O problema nem foi de digitação (muito boa desculpa), foi mesmo da não verificação de "memória com erro".
      Muito obrigado pela correção.
      Mais um muito obrigado por perder tempo a ler a minha pobre tentativa de contributo para a discussão.

      Abraço

      Eliminar
    3. "Na boa", ehehhe! Também discordo que para se ser presidente do Benfica sejam necessários mais anos de sócio do que para presidente desta república...

      Abraço

      Márcio Guerra

      Eliminar
    4. Sem grande tempo pois fui pai há 18 meses e como não trabalho fora, cuido dela. É um bom passatempo, e antes fosse por estar empregado...

      Abraço

      Márcio Guerra

      Eliminar
    5. Obrigado Tantos pela explicação que foi preciosa e muito bem feita. Apenas numa coisa discordo, na minha opinião muito pessoal, bastava ser-se sócio 20 anos e a idade mínima de 40 anos. Mas vale o que vale.


      Eliminar
  6. Boa resposta Tantos Lixos,gostei e fikei ilucidado kuanto a democracia,axo k mais ficaram ilucidados e acabarão por se deixar desamordaçar,têm de arranjar outra expressão pra continuar a diminuir o Benfica.

    Obg mais uma vez

    PNC

    ResponderEliminar
  7. Eu pessoalmente acho que 25 anos de sócio efectivo é um bom número. Desta forma a idade mínima para ser candidato seria 43 anos, o que por acaso até acho pouco... Com 43 anos uma pessoa ainda está a tratar da sua vida e da vida da sua família. Neste período de idade as pessoas ainda estão a estabilizar a sua vida pessoal e financeira, logo não terão grande disponibilidade pessoal em termos de tempo para dar ao clube nem estarão suficientemente bem financeiramente.

    Se for uma pessoa para presidente do Benfica que não tenha tempo para o Benfica vai fazer um mau trabalho no clube. Se for uma pessoa para presidente do Benfica sem estar bem financeiramente ao ver tantos milhões vai dar asneira... conhecem o Vale e Azevedo???

    Portanto 50 anos acho que deveria ser a idade mínima para ser presidente do Benfica e até para primeiro ministro. Como temos visto por exemplo em Portugal os primeiros ministros têm sido pessoal ainda bastante novo (guterres, durão, santana, sócrates e passos). Qual tem sido o resultado??? Como eles ainda não estão muito bem financeiramente o que é que eles fazem??? Tratam das suas finanças primeiro e depois tratam do país... se ainda houver dinheiro...

    Portanto só pode ir para presidente do Benfica quem já tiver a vida feita. Quem entender que já fez tudo o que já tinha a fazer na vida em termos pessoais e financeiros e entenda que agora tem não precisa de dinheiro para nada e então pode trabalhar de graça no Benfica. Só pessoas deste tipo interessam ao Benfica. Quem quiser ir ganhar a vida para o Benfica não interessa minimamente.

    Vamos analisar o meu caso. Tenho 30 anos e 5 anos de sócio. O meu pai é benfiquista mas não me fez sócio ao nascer porque é pobre. Quando entendi que tinha já independência financeira suficiente tornei-me sócio.

    Faria algum sentido eu que ainda não tenho vida feita candidatar-me a presidente do Benfica???

    Se me pudesse candidatar lutaria pela vitória. Bastaria dizer que ia contratar 2 ou 3 grandes jogadores do futebol mundial(depois não contratava nada porque não tinha dinheiro). Dizia que dava bilhetes ás claques para todos os seus membros. Dava um espaço no estádio para cada uma das claques puderem fazer lá o que quisessem... Falava com a olivedesportos e dizia secretamente que renovava com eles e eles financiavam-me a campanha. Até publicidade na televisão teria em horário nobre. Dizia umas balelas que o povo gosta de ouvir e seria fortemente aclamado. Acabava por ganhar depois dizia que não podia fazer o que tinha prometido porque o Vieira tinha deixado o clube num caos financeiro.

    Como ainda não tinha resolvido a minha vida financeira tratava de desviar uns milhões aqui e ali sem dar muito nas vistas. Ia-me lá aguentando o tempo que fosse possível até que os sócios se revoltassem de tal forma que eu tivesse de fugir. Eu resolvia a minha vida financeiramente... e o Benfica perdia muito enquanto lá estivesse.

    É algo deste tipo que pretendiam para o Benfica???

    Eu dei um exemplo extremo. No entanto muitos outros seriam possíveis sem tanto extremismo. Portanto os estatutos estão muito bem assim. O Benfica não pode estar à mercê de oportunistas e aventureiros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais um pouco e o senhor acrescentava que só deveriam ser doutore a concorrer... Ou então terem que se chamar Luis de primeiro nome, Vieira de último e terem bigode...

      Por acaso já ouviu falar de mais presidentes no Benfica antes de Vieira? Ou só conhece o Benfica até Vale e Azevedo? Sugiro-lhe ir andando um bocadinho mais para trás, ver quem foram os presidentes anteriores, ver, pelos estatutos actuais quantos poderiam ter sido presidentes à luz destes estatutos... Só para sua informação, não teríamos, então, tido um presidente campeão europeu dos que temos... E é uma pena não haver logo estes estatutos à data da sua criação como clube, pois grande parte dos fundadores teriam fundado "outra merda" qualquer...

      Sobre questões financeiras gostava de saber se tem noção do que é falência técnica. A condição do valor dos activos ser menor do que o valor do passivo... Estamos com perto de 500 Milhões de Passivo, e um pouco menos de Activos. Estamos em falência técnica. Fartei-me de gozar com lagartos para agora estar a levar com a mesma situação por cá. Tirando o facto de termos mais sócios e virmos a renegociar os direitos de TV, estamos como as osgas... Obrigado Vieira!

      Sobre o seu comentário, percebo que queira lançar suspeitas e tenta fazê-lo com ironia, mas falta-lhe o talento, desculpe lá. É que ainda por cima acusar quem possa vir (se fosse Bruno de Carvalho aposto que diria o mesmo) de vir a desviar fundos, mas, Vieira, com 11 anos de Benfica, entrou nos 400 mais ricos de Portugal para o clube, está nos 70 mais ricos. Parabéns pela brilhante gestão!

      Agora a finalizar, é só chamar oportunista e aventureiro a um juiz desembargador... Boa jogada! Vieira, já ganhaste!

      Márcio Guerra

      Eliminar
    2. Será que me engano muito se disser que este senhor Márcio pertence a uma das claques???

      Eliminar
    3. Engana-se REDONDAMENTE! Márcio Guerra, designer de comunicação ao seu dispor, currentemente no desemprego graças a estes desgovernos. Gestor do Bimbosfera (blog), mas sem grande tempo para o actualizar nos últimos tempos.
      Só que não gosto de hipocrisia. Vieira tem trabalho feito, mas não é o que se apregoa. Ok, em 11 anos ganhou 11 campeonatos, 9 pelo Porto, 2 pelo Benfica, mas como só torço pelo Benfica, acho pouco...

      Abraço

      Márcio Guerra

      Eliminar
    4. Sem grande tempo pois fui pai há 18 meses e como não trabalho fora, cuido dela. É um bom passatempo, e antes fosse por estar empregado...

      Abraço

      Márcio Guerra

      (Ficou fora do sítio)

      Eliminar
    5. Se realmente fores quem dizes ser passa os olhos por estes posts e vais certamente mudar de opinião.

      http://mundoslbenfica.blogspot.pt/2012/09/o-chumbo-do-relatorio-das-contas.html

      http://mundoslbenfica.blogspot.pt/2012/08/deixem-de-dizer-mal-do-benfica-e-do.html

      Eliminar
  8. Olá, Carlos.
    Gostaria de pedir-lhe um favor: vá a facebook.com/pharmaton.pt, clique onde diz "TV Spot", faça `like´ e depois vá a "votar". Vote no vídeo que diz Miguel Silva e ajude-me a vencer : D
    CARREGA EDGAR!!!
    Incentive os seus familiares e amigos a fazerem o mesmo, por favor.
    Muito obrigado.

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista.
Aqui, no nosso blogue, a sua opinião é importante
Contribua para o debate livre.
Opine sobre o seu clube!