sábado, 22 de setembro de 2012

Austeridade e populismo


Em Almada o Presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira fez um bom discurso com o titulo : "Seguir o caminho com responsabilidade" um discurso que começou com uma negação ao 'investidor externo' afirmando que o dono do Benfica são os sócio - eu por acaso andava desconfiado que era assim desde há 108 anos - e que vamos passar por tempo difíceis - ora aqui está uma novidade apreciável.

A frase mais marcante deste discurso foi a seguinte: "Vender, comprar menos e formar mais. Vender e baixar a massa salarial, mesmo que isso signifique sacrificar a nossa competitividade."

Eu, se calhar por defeito profissional, acho que o Benfica (e vá lá, vamos colocar aqui os outros quase grandes de Portugal, o Porto e o Braga) não têm de formar jogadores... têm é de ter um departamento de 'Scouting' ao mais alto nível e aproveitar o melhor dentro dos milhões que por este país e esse mundo fora, se formam em pequenas colectividades. O Presidente devia ter dito: Formar mais, comprar melhor e vender bem, por esta ordem. 

Tal como na politica também no futebol Austeridade e Populismo andam sempre de mão dada e têm sempre filhos feios.



7 comentários:

  1. as vendas do benfica nos últimos anos têm mostrado que os jogadores "caros" acabaram por ser baratos tendo em conta as mais valias oriundas das suas vendas!

    Caros são os cepos! Mais vale 1 Di Maria que 1000 michael thomas, pringles, emersons, betos e afins!

    ResponderEliminar
  2. Caro Carlos Alberto

    Tenho em grande consideração as suas opiniões. Leio-as sempre com atenção gosto, às vezes um pouco atrasadas devido a afazeres e indisponibilidade de tempo.
    Fundamenta-as sempre, apresenta alternativas quando é o caso, crítica para engrandecer e não pratica a maledicência do bota-abaixo que é, para muitos, a única forma que julgam poder chamar a atenção dos outros e dar-lhes a notoriedade de que são órfãos.

    Isto não significa, claro está, que concorde sempre consigo o que, de resto, é natural porque cada um é um indivíduo e por tal motivo, diferente.
    Mas é na diversidade que se constrói a unidade e se afasta o obscurantismo da unicidade que pressupõe os paus mandados de cérebro lavado e conduzido por um pastor qualquer que se arroga no sabe tudo.

    Considerar "novidade apreciável" a "frase de LFV "vamos passar por tempos difícieis" é um exemplo.
    Com o respeito devido, sempre, creio que não só implicitamente mas até explicitamente esta frase tem sido uma quase constante do seu autor.

    Neste seu artigo também fala em populismo. É, aliás, parte do título do seu artigo.
    Confesso que neste aparte me deixou às aranhas e nem a sua proposta alternativa de " Formar mais, comprar melhor e vender bem" ao "Vender, comprar menos e formar mais" de LFV me trouxe um pouco de luz.
    Defeito meu?
    Só não erra quem não trabalha e ninguém é dono de toda a verdade e muito menos de toda a sabedoria.

    Gostaria, pois, que me ajudasse, se não for abusar da sua paciência e do seu tempo.

    Saudações Benfiquistas e sempre com consideração

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema é certamente meu, amigo Gil Vicente que não me expressei bem.

      Sempre que ouço o Presidente do Benfica falar de formação vou aos anais da História e só me lembro do Shéu e de Rui Costa.

      Temos uma estátua à porta do Estádio de alguém que foi formado noutro clube, antes desse havia um monstro sagrado que se chamava Coluna e não consta que tenha sido formado no SLB. Após Eusébio e Coluna temos o grupo do Barreiro onde Chalana, Carlos Manuel e até Diamantino podem ser os melhores exemplos de grandes jogadores formados fora do clube. Não se consta que Paneiras, Isaias, Simões , Humberto Coelho tenham feito formação no Glorioso (a menos que consideremos formação o ultimo ano de junior.) Nem o Rui Águas, filho de quem era foi formado no Benfica.

      Depois temos o Shéu que veio Junior para o Benfica e o Rui Costa... e o Hugo Leal, e o Jorge Ribeiro e o Maniche e o João Pereira e o... bom tirando o Shéu e o Rui Costa o resto é irrelevante.

      Os melhores negócios de sempre do Benfica são: Chalana (Barreirense), Rui Costa (Benfica), Nuno Gomes (Boavista), Simão (Barcelona), Di Maria (Newell's old boys), Ramires (esse nem vale a pena escrever pois foi estranho), David Luiz (Vitória da Baia), Fábio Coentrão (Rio Ave), Javi Garcia (Real de Madrid) e Witsel (Standard Liege)

      Será que só eu vejo nisto uma certa tendencia para que o Rui Costa seja a excepção à regra?

      Formação é para clubes pequenos como o Sporting Clube Olhanense (onde está nos Traquinas o futuro guarda-redes do Benfica, LOL) ou o Sporting do Lumiar.

      Posto isto: a questão do populismo só é direccionada ao Presidente nesta matéria, por isso eu disse que tinha feito um "bom discurso". Quem é populista não diz o que o LFV disse que tínhamos de reduzir despesa. Os populistas estão do outro lado da barricada que acham que o enorme Borges Coutinho se movimentaria neste futebol corrupto da mesma forma que o fazia há 50 anos!!!

      Populistas são a pseudo-oposição mas detesto ver o Presidente a responder a esse populismo com o populismo da formação!

      Abraço

      Eliminar
  3. Carlos, quase totalmente de acordo.

    "Formar mais, comprar melhor e vender bem, por esta ordem"
    Não o dizer claramente pode levar a esquecer-nos ser já esta a nossa realidade.

    "Vender, comprar menos e formar mais"
    Pode ser entendido como o popularucho pelo apelo aos desejos dos Benfiquistas.
    Mas... é aí que coloco o mas... não me parece ser somente essa a intenção. Um politico encartado e popularucho nunca diria isto.
    "Vender e baixar a massa salarial, mesmo que isso signifique sacrificar a nossa competitividade"
    Muito menos a dias das eleições. Dizer aos Benfiquistas que poderá ser necessário sacrificar a competitividade não tem nada de popularucho!

    Poderás ter razão, só não estou assim tão certo.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Se para muitos não haveria motivos para LFV e os seus saírem do Benfica, estas declarações são, por si só, mais que suficientes para que esta gente seja corrida do Benfica.

    Adeus, obrigado - um pouquinho - e não voltem mais!

    http://benficacomamor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

  5. Meu caro, nem sei que diga!

    Depois daqueles 'númaros', destas declarações que referes do presidente de quase todos os benfiquistas e da anuência do nosso excelente treinador ...

    não precisam de voltar a assobiar, para 'beber água'!

    Sobretudo só lhes peço que não atentem, embora de forma indirecta, contra a minha inteligência.

    Afinal após o tão ansiado, Título de Campeão de 2004/2005, ainda não estávamos preparados para tão enorme desiderato ...!!!

    Na ausência de um Professor-Doutor Luís Tadeu, os meus 50 votos têm destino, o 'Zé Branco'.

    Para contrabalançar os do presidente da 'minha' Casa...e ainda fico a perder 5 pontos!

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista.
Aqui, no nosso blogue, a sua opinião é importante
Contribua para o debate livre.
Opine sobre o seu clube!