sábado, 21 de janeiro de 2012

Vamos lá falar a sério.


Pode parecer estranho estar a fazer um post baseado numa noticia do Expresso, mas como as ondas na Gloriosasesfera não param de bater na rocha vou também pôr o meu 'barco na água'.

O jornal diz que o Benfica se prepara para vender por 20.000.000€ época os jogos do Benfica à Olivedesportos. 

Quero aqui deixar a minha opinião, antes da confirmação ou desmentido da noticia, por isso aqui vai num simples parágrafo:

20 milhões, nesta altura de crise é óptimo mas para a Olivedesportos  só por 40 milhões, nem um cêntimo a menos ! 

Estarei a ser demasiado impulsivo? Quem me lê sabe que sou, além de maluco, pragmático nestas questões e por isso esta é uma opinião amadurecida:

20 milhões é óptimo porque:
  • O que está à venda são 15 (vá lá, 17 com o alargamento) o que daria uma receita de 1.176 (já contando 17) por jogo!!!! (isto equivale ao Estádio da Luz lotado em todos os jogos). 
  • Em termos de audiências a verdade é que só 3 dos jogos transmitidos o podem ser em canal aberto e em directo, sendo os restantes 14 transmitidos em canal codificado o que impossibilita logo uma análise ao custo/beneficio desses 20 milhões.
Para a Olivedesportos só por 40 milhões por 4 razões: 

A razão económica:
  • A Olivedesportos venderia esses 14 jogos em canal codificado à sua participada Sporttv que tem como outro accionista de referência a ZON que se recusa a pagar o devido valor pela transmissão da BenficaTV.
A razão desportiva
  • Estrategicamente, e basta ver os comentários ali veiculados, a Sporttv não é um parceiro mas sim um obstáculo.
A razão moral
  • Um clube que sempre se pautou pela lisura de processos que foi durante o Estado Novo uma das poucas instituições que manteve a vertente democrática não pode pactuar com este estado, agora velho, que vigora no futebol lusitano.

Qual o caminho então a seguir? Ao contrário de alguns companheiros de blogues (daqueles que não constam da lista que este blogue recomenda), não tenho a pretensão de me julgar vedeta em gestão mas posso dar a minha humilde opinião acerca do que se podia fazer para obter os mesmos 20 milhões (pelo menos) sem alimentar o monstro:

  • Parceria estratégica com qualquer canal codificado do espectro do cabo nacional (não será aceitável a BTV pois isso não seria ético, pois estaríamos a fazer o mesmo que os andruptos: usar o próprio canal para transmitir os seus jogos) e introdução em Portugal do sistema PPTV.
  • Somos a 20ª economia da Europa mas somos a 6ª potencia Europeia em futebol. Somos um país pobre em ouro mas rico em paixão pelo futebol (gostaram do momento Floribella?) pelo que através de receitas publicitárias em canal aberto não podemos atingir os números de nenhum dos nossos adversários europeus.
  • Se calcularmos que em Portugal haverá cerca de 400.000 lares Benfiquistas com capacidade tecnológica (Boxes) para acederem ao sistema PPTV e poder económico para comprar os jogos, só  precisaríamos de ter metade deles a pagarem 2,50€ por jogo, que faria logo metade da verba pretendida. A restante verba teria de vir da publicidade estática no Estádio e da venda dos jogos pela Diáspora, aí sim, já através da BenficaTv.
Estando certo que tanto o Presidente Luís Filipe Vieira como o administrador Domingos Soares Oliveira sabem mais disto a dormir que eu acordado resta-me pedir-lhes que não sejam preguiçosos nesta matéria: 

Podem seguir o caminho mais difícil onde estarão acompanhados por milhões, ou o caminho mais fácil sozinhos. 

Espero que sejam audazes e que nos levem a todos nessa dura caminhada!


P.S. Actualização em cima da hora: O Benfica acaba de desmentir a noticia, ainda bem. 
Significa que ainda não lhes deu a 'molenga' e  que estão disposto a combater o polvo, tropas não lhe faltarão!!!


14 comentários:

  1. Carlos, a razão moral, para mim, diz tudo...Não é uma questão de dinheiro!
    Acredito que vamos ser surpreendidos positivamente pela direcção do SLBenfica.

    ResponderEliminar
  2. @Hugo Filipe:

    BRAVO @Carlos Alberto, BRAVOOOOOOO
    Clap! Clap! Clap! Clap! Clap!

    ResponderEliminar
  3. http://forcamagicoslb.blogspot.com/2012/01/votem-na-sondagem.html

    ResponderEliminar
  4. Eu vi logo que a notícia do Expresso é a típica notícia especulativa para vender papel. E como eles estão necessitados de papel...

    ResponderEliminar
  5. Nem mais. Magnífico.

    Eu nem quero escrever de minha justiça sobre este tema para já, vou esperar por mais desenvolvimentos.

    Para já só posso ir desejando: ESPERO QUE LFV NÃO ME DÊ O MAIOR DESGOSTO ENQUANTO PRESIDENTE DO BENFICA AO RENOVAR COM ESSA CORJA DE GENTALHA DESSE PODRE MONOPÓLIO.

    Cumprimentos benfiquistas

    ResponderEliminar
  6. Amigo C.A. se até o Cavaco está a favor do Oliveirinha??????
    Ou alguém pensa que aquela tirada da desgraçadinha não foi a pensar no pretenso negócio???
    Aquilo era dinheiro a mais diz ele....Então se ele só ganha 1600+1800+800 da mulher isto tudo , bem é só fazer as contas mas dá mais ou menos 10.000€, MILAGRE!!!!!!!
    BENFICA SEMPRE

    ResponderEliminar
  7. ... Muito menos pelos valores ridículos em relação ao valor da marca Benfica que por aí se falam.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  8. apoiado meus amigos mal o benfica mande esses fdp pastar seja qual for a alternativa adiro logo e como eu estão muitos pelo menos em trás-os-montes que é onde eu vivo e me relaciono ,se a direção der esse passo teremos tudo a ganhar , seja qual for a alternativa sera sempre melhor que a sportv

    ResponderEliminar
  9. Concordo totalmente contigo! Para a Sporttv só se eles cobrirem a melhor oferta porque aí não há nada a fazer visto que têm direito de opção.
    Eu como raramente posso ir assistir ao vivo, pago 5€ por jogo. E como eu milhões de benfiquistas espalhados pelo mundo.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  10. Eu até sou dos que acham que o LFV está a ficar um bom presidente do Benfica,e sob todos os aspectos,sendo o desportivo um deles.Mas tenho um principio;se ele negociar com a Oliveirasport não conta com o meu voto.Não admito tamanha traição ao que nos tem sido prometido.Continuarei a pagar as cotas e ir ao jogos agora espero que alguém com crédito avance,caso contrário,abstenho-me.

    ResponderEliminar
  11. Para além que que estou totalmente aberto a pagar para ver a Benfica TV.

    ResponderEliminar
  12. concordo e acredito que o assunto possa ser tratado internamente antes de vir a publico.

    ResponderEliminar
  13. Como adepto apenas, que o olibeiredo vá assar frangos e febras do sr reinaldo outra vez para a churrasqueira de contumil.
    Mas como a direcção não pode reagir como um simples adepto, que trabalhe apenas e só em defesa dos superiores interesses do Glorioso!
    E, a (lagarto, lagarto) fazer outra vez contrato com essa raça, que seja por curto período!
    De qualquer forma, a crer nas informações que correm, ainda falta bastante tempo para o final do corrente contrato, portanto, dá para estudar, discutir e negociar em consciência!

    ResponderEliminar
  14. Excelente texto,
    na minha opinião, LFV vai acautelar todas as situações, contudo irá acabar por ir pelo que der mais lucro, e se a olivedesportos for quem der mais lucro imediato, irá renovar. Penso que é o que irá acontecer. LFV até hoje tem sido um bom presidente, fez com que a marca SLB fosse novamente uma referência nacional, mas se ele fizer o que a maioria os benfiquistas pretende nesta matéria... irá ganhar as próximas eleições com 90% dos votos e ele sabe disso, mas...
    Eu quero também muito que o nosso futuro fique acautelado. Reparem que o sistema pay-per-view é arriscado. Para mim não há problema que pagaria também 5euros para ver o jogo (claramente!!) mas e se o Benfica, numa dada altura começar a perder jogos, a receita não irá decrescer? Repito, comigo não, mas com muitos isso iria acontecer, deixariam de pagar para ver. O que tenho pena é que não haja concorrência para a olivedesportos, qualquer coisa de credível. Mas uma AG era essencial, todos nos poderíamos manifestar e, em conjunto, tomar uma decisão. LFV tem que perceber verdadeiramente o que vai na alma dos benfiquistas.
    Excelente post, abraço benfiquista

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista.
Aqui, no nosso blogue, a sua opinião é importante
Contribua para o debate livre.
Opine sobre o seu clube!