segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Porque a verdade se impõe...




2011/NOV/28 
Elementos do FC Porto agridem jornalista da TVI
O Sindicato dos Jornalistas (SJ) repudiou hoje os insultos e a agressão de que foi vítima o jornalista Valdemar Duarte, ao serviço da “TVI”, no final do encontro entre FC Porto e Sporting de Braga, que decorreu ontem, dia 27 de Novembro, no Estádio do Dragão.
Em comunicado, que a seguir se transcreve na íntegra, o SJ denuncia o comportamento “absolutamente inaceitável” do presidente do FC Porto bem como dos elementos que o acompanhavam e manifesta a sua solidariedade para com o camarada de profissão agredido.

O SJ apela também aos jornalistas para que “continuem a desempenhar a sua missão com a maior coragem e a resistir à intimidação física ou psicológica, fazendo respeitar o direito dos cidadãos à informação livre e independente”.

SJ repudia agressão de jornalista na TVI por elementos do FC Porto 

1.O Sindicato dos Jornalistas repudia veementemente a agressão ao jornalista Valdemar Duarte, ao serviço da TVI, por elementos ligados ao presidente do Futebol Clube do Porto, Pinto da Costa, ocorrida na noite de ontem, domingo, no interior de instalações deste clube.

2.De acordo com as informações que o SJ possui, o nosso camarada foi insultado pelo presidente do clube quando se encontrava a descer da tribuna de imprensa e dirigindo-se à sala de imprensa do Estádio do Dragão.

3.Posteriormente, o mesmo jornalista foi agredido por um elemento que acompanhava Pinto da Costa e foi ameaçado fisicamente por elementos da equipa de segurança privada de serviço ao Estádio do Dragão durante o jogo entre FC Porto e Sporting de Braga.

4.A Direcção Nacional do SJ manifesta total solidariedade para com o jornalista Valdemar Duarte e denuncia como absolutamente inaceitável o comportamento do presidente do FC Porto, bem como dos elementos próximos deste dirigente desportivo ou da empresa de segurança privada.

5.O SJ considera que o agressor deve ser punido exemplarmente, já que não pode haver qualquer justificação para a violência – física ou verbal – nem se pode aceitar que dirigentes desportivos exerçam retaliações de qualquer tipo porque não gostem da forma como este ou aquele profissional, este ou aquele órgão de informação realizam a sua missão de informar ou exercem o direito à opinião.

6.Nesse sentido, o SJ apela aos jornalistas e a outras pessoas que testemunharam os acontecimentos, para que se disponibilizem a depor no inquérito judicial que necessariamente terá de ser aberto, bem como na apreciação da queixa que o SJ vai apresentar à Entidade Reguladora para a Comunicação Social.

7.O SJ apela por outro lado à Liga Portuguesa de Futebol Profissional e às demais autoridades para que contribuam para a reposição do respeito pela integridade física dos jornalistas que se deslocam às instalações dos clubes em missão profissional.

8.O SJ apela ainda aos jornalistas que cobrem as actividades do FC Porto, em particular, e dos clubes desportivos em geral, para que continuem a desempenhar a sua missão com a maior coragem e a resistir à intimidação física ou psicológica, fazendo respeitar o direito dos cidadãos à informação livre e independente.

Lisboa, 28 de Novembro de 2011

A Direcção Nacional do SJ


Isto significa que ainda há esperança para este país, parece que os jornalistas deixaram de ter medo, do Sócrates e do Pinto da Costa!

P.S. Obviamente não foi o meu mail que originou este comunicado, ehehehe mas juro que à hora que mandei ainda não havia nada neste sitio!

8 comentários:

  1. Realmente é caso para louvar. Acusar com todas as letras o PdC é caso raro.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Será que a nossa acção na blogsfera tem contribuido para a "abertura" corajosa de que tem enfermado o jornalismo?

    ResponderEliminar
  3. Nahh... o nóvel ministro da administração interna trata disso. Ou melhor, já está tratado! Arquive-se!

    ResponderEliminar
  4. Eu sou testemunha. O teu post saiu muito antes do comunicado. Por isso também sou de opinião que foi o post que os "obrigou" a fazer o comunicado. :-)))

    ResponderEliminar
  5. patriarca disse:

    Há muito que não acredito na Justiça em portugal e no desporto e em especial no futebol é igual. Corrupção domina tudo.

    Quanto aos jornalistas agredidos.

    Isto não passa de atirar areia para os olhos dos mais incautos, porque e hão-de ver nos proximos tempos, nunca mais sairá nada sobre isto, porque Eles fazem o jogo do Porco, subjugando-se e agora têm que aguentar com as consequências, porque este comunicado vem muito atrasado e é simplesmente para "inglês" ver. Nada se irá passar, o Sistema Mafioso Corrupto na sua acção activa e como tal tudo como dantes.

    Não tarda que o dito jornalista não vá pedir de joelhos, desculpas ao Porco-mor, por ter sido agredido.

    ResponderEliminar
  6. tá-se tudo a cagar pra blogosfera

    ResponderEliminar
  7. O freguês q se segue...
    O camarada q o acompanhava,manuel queiroz,em tempos também já lhe mostraram como se continua a ganhar para o pão e para a sopa.É ouvi-lo cu
    -mentar,naquela voz de quem tem q medir cada sílaba q lhe sai da boca,q embora sendo ou parecendo porkista,não está disposto a levar nova dose de medicamento prá "Bexiga"!!!

    ResponderEliminar
  8. O JN de hoje tem lá a noticia num cantinho, tão pequenino, tão pequenino, que até passa despercebida.
    Chama-se a isto solidariedade profissional!!!!LOL

    BENFICA SEMPRE

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista.
Aqui, no nosso blogue, a sua opinião é importante
Contribua para o debate livre.
Opine sobre o seu clube!