domingo, 25 de setembro de 2011

Eleições para a FPF


Ao ler no incontornável Indefectivel este artigo publicado pelo Seara no pasquim do Serpa onde afirma entre outras coisas o seguinte:

Mas sendo inequívoco que a eleição do Conselho de Arbitragem e do Conselho de Disciplina - entre outros - pelo método hondt vai proporcionar, porventura, uma multiplicação de listas e tais órgãos serão, no próximo mandato, quase que um verdadeiro parlamento. E é bom que o conjunto da comunidade do futebol discuta o modelo eleitoral e faça, antecipadamente, uma serena reflexão acerca da governabilidade próxima do futebol português. É que, com uma crise de tesouraria que se antecipa, uma incapacidade de governação é meio caminho andado para uma instabilidade orgânica. Algo que não se discute, nem se escuta, nestes jantares de aniversário, por mais extensos e reivindicativos que sejam os discursos neles proferidos. É que, também nesta sede, há coros que, de tão repetitivos, se tornam cansativos.

Fiquei com a ideia que aqui o Seara fala de método de Hondt e de um parlamentarismo na FPF incluindo Justiça e Disciplina.

Isto muda muito do que nós pensamos sobre as eleições na FPF, aconselho a leitura toda do artigo do Fernando Seara (no Indefectivel, mesmo que dê mensagem de virus, é mentira).

Da leitura que fiz, apesar de 'escorrida', pareceu-me que ainda vai correr muita água debaixo da ponte nestas eleições. Mas isto pode ser o efeito Jameson (ou seria outra marca!!!, tanto faz, o efeito é o mesmo) que bebi à tarde.

O que é que os meus companheiros acham?

6 comentários:

  1. Já me tinham falado nesses metodo de Hondt.

    Vamos lá a ver como diz o cego

    ResponderEliminar
  2. «Mas, o futebol português tem (e terá até Dezembro), uma outra frente, cada vez mais visível, a da contagem de espingardas para as eleições federativas e, se o vencedor for Fernando Gomes, para a presidência da Liga (porque não faria sentido que este saísse, em caso de derrota, uma vez que a sua candidatura nasceu dos clubes da Liga...). Relativamente à Direcção e Mesa da Assembleia Geral, as negociações até não devem ser complicadas, uma vez que a eleição é em bloco. Porém, para a Disciplina e a Arbitragem, que adoptam o método proporcional de Hondt, as coisas vão ser diferentes. Vai, até, valer tudo. Vai uma aposta?» - José Manuel Delgado, jornal A Bola, 23 de Setembro de 2011.

    «Depois, ainda perceber quem poderá advogar-se para a Disciplina (um presidente e dois vice-presidentes, um para a secção das competições da Liga e outro para a secção das provas "não profissionais"), para a Arbitragem (um presidente e três vice-presidentes, entre os quais um para a secção das classificações dos árbitros) e para a Justiça (órgão superior de recurso). Em aberto fica a possibilidade de se esperar para ver se há lista única ou várias listas para esses órgãos, sabendo que, nesta última hipótese, a aplicação do método de Hondt vai naturalmente dinamitar a prazo e, em função dos intervenientes nos "casos" e nos processos, a coesão de cada um deles; logo, as lideranças em cada um deles serão cruciais.» - Ricardo Costa, Jornal Record de 11 de Setembro de 2011.

    ResponderEliminar
  3. Há anonimos e ANÓNIMOS e este blogue orgulha-se dos seus ANÓNIMOS. lol

    Obrigado companheiro, não tinha ainda lido isso do Dr. Ricardo Costa.

    Vamos lá ver... como diz o cego e o General!

    ResponderEliminar
  4. Já estou como o Viriato;
    A ver vamos, como diz o cego!
    Há muito esperto a gozar com o Vieira, que ainda se vai surpreender...pelo menos eu assim o espero.

    ResponderEliminar
  5. Acho que o FGomes é o ponta de lança do Oliveira.Este sr. tentará tudo por tudo para que o Benfica não seja livre de escolher,em termos de direitos televisivos.Não esquecer que o FGomes tem como programa(para atrair os clubes mais pequenos)que esses direitos devem ser negociados em conjunto.Claro que o LFV não está a dormir mas estou curioso em saber a estratégia que o Benfica vai seguir.

    ResponderEliminar
  6. Devo dizer uma coisa:

    Este xirico é um visitante lê pensamentos. LOL

    Estava eu ali a trincar a 'bucha' e a pensar: Espera aí... eles ainda se vão lembrar dos direitos televisivos em conjunto. e vai o xirico e pimba!!!

    Muito bem visto, amigo, eu acho que é isso mesmo que se irá passar...

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista.
Aqui, no nosso blogue, a sua opinião é importante
Contribua para o debate livre.
Opine sobre o seu clube!