quarta-feira, 11 de maio de 2011

da série "O que falhou?" - capitulo 8



Hoje voltamos aqui à serie "O que falhou?". Este capitulo estava pensado antes mas quis esperar pela entrevista/comunicado do Presidente Vieira para o escrever. 

Anteontem o Presidente reconheceu praticamente todos os erros apontados nos capítulos anteriores desta saga, o que me deixa com pena de não ter escrito este antes, para que ele pudesse ler e reconhecido na entrevista. (para o leitor que não percebeu acabou de assistir ao momento em que tomo um banho de Água Benta tal a presunção que atingi. Taxa de Basófia 9,9 na escala de Richter).

Existe uma coisa nos clubes, nas empresas e porque não dizer, em tudo na vida, que não é palpável mas que está lá, é o que se chama de Cultura e para além da histórica ela faz-se diariamente de pequenos grandes nadas que juntos se tornam enormes e que esta direcção, por estratégia ou desconhecimento teima em não acertar. É um caso de liderança e especialmente de carisma. 

Luís Filipe Vieira é um dos maiores empresários portugueses, alguém que nasce pobre no bairro das furnas e que chega a ser dos 50 mais ricos do país tem de ser genial nos negócios mas não tem carisma. Se por absurdo amanhã o Vieira me dissesse - "Carlos, compra aquela coisa que aquilo é um óptimo negócio" eu comprava sem hesitar  mas se estivesse numa noite de breu a voz que seguiria às escuras não seria a dele. Tem falta de carisma para o lugar. Isto não tem mal nenhum, desde que alguém que o tenha salte para a 'frente das tropas'. E 'é aqui que o gato vai ás filhoses'! O que faz o Rui Costa?

Lê-se nalguma blogosfera que o Rui devia de contratar jogadores e tal... - Errado - quem percebe de negociações é o LFV o que o Rui devia e podia fazer era 'liderar as massas', por exemplo: Uma das coisas que achei mais estupido foi o Presidente ainda na pré-temporada ter andado ás piadas tipo: "Campeão não é quem ganha uma vez mas muitas". Teria sido excelente se fosse dito por Rui Costa, um campeão aqui e em Itália, sendo dito por Vieira tem logo outro sentido, um sentido de critica aos campeões.

Depois veio a saga das arbitragens: Primeiro um silencio ensurdecedor depois a rábula da ausência dos adeptos aos jogos fora. Mais uma vez excelente ideia -  mal veiculada. 
Se querem uma guerra assim têm de saber como combatê-la e nunca, repito nunca, podia ser a direcção a pedir aos sócios para faltarem com o apoio à equipa. 
Não teria sido difícil à estrutura do Benfica 'arranjar' um jantar entre eminentes sócios mediáticos que 'lançassem' essa ideia e aí quanto muito a direcção do Benfica "entenderia as razões dos sócios" e evitava a vergonha por que passou com noticias em estilo de gozo "que o boicote era afinal para a Luz" e que levou ao enxovalho final de ser levantado para o estádio 'inimigo'. 

A gene do problema está na 'não explicação' do apoio ao Fernando Gomes e Vitor Pereira para a Liga. 
Entenda-mo-nos: há gente que acha que se não fosse  o Fernando Gomes seria um John Smith com fleuma britanica e que em vez do Vitor Pereia seria uma espécie de Collina em dirigente vindo talvez da Premiere League e que trouxesse na bagagem os árbitros de lá. Não era isso que teria acontecido, mas o apoio a essas personagens  não ajudou ao cimentar da liderança. 

Quando Vieira diz que está difícil de renovar com a Olivedesportos a malta ri e duvida. Ao fim e ao cabo falta ao Vieira o carisma que tinha Vale e Azevedo, sobra-lhe em competência empresarial o que lhe falta em 'garra Benfiquista'  e estes episódios não ajudam em nada a sua ascensão a líder glorioso. Como dizia Camões: "Fraco rei faz fraca a forte gente".

Vieira pelo passado, pelas 'amizades' e pela postura não pode ser o General, o Almirante desta nau Benfica, acredito que seja um bom Presidente mas não consegue aglutinar as hostes Benfiquistas por isso tem de delegar mais e não menos, no que diz respeito à cultura  Benfiquista e à politica fora do campo. 

Uma direcção ziguezagueante e sem carisma é um problema do Benfica  desde à muitos anos.








10 comentários:

  1. Este texto está SIMPLESMENTE BRILHANTE.

    Estou sem palavras...

    Não há dúvida do que está ai escrito é um dos piores males, se não o pior, do Benfica

    Meus parabéns por esse texto, que vou partilhar no meu blog, se não se importar claro.

    ResponderEliminar
  2. Claro que não me importo, amigo, é uma honra!

    ResponderEliminar
  3. Na minha actividade, já apanhei grandes encarregados que deram uns patrões de merda e apanhei patrões que teriam tanto jeito para encarregados como eu para astronauta.
    Querendo com isto dizer que cada macaco no seu galho e como se diz na gíria, cada um é para o que nasce.
    LFV não nasceu para dirigente desportivo.
    Nasceu para "pato-bravo self-made-man" com sucesso e daí não passa.
    Enquanto houve cimento, a coisa foi sempre a abrir. O cimento acabou e o homem está um bocado baralhado.
    Pode ser a maior fortuna do mundo mas não saber fritar um ovo.
    É isto que ele não "quer" perceber e o facto de dizer que vai delegar menos, a ser verdade, já me disse como vai ser a próxima época!
    Eu sou Benfiquista, Burro, não sou anti-Vieira mas percebo que realmente lhe falta aquele "clik", seja por ligações às quais não pode fugir e/ou sómente por falta de carisma.
    Ele também devia ser honesto o suficiente para, mesmo estando dentro, saber pôr pessoas certas nos lugares certos.
    Mas, se calhar, os que vivem do espectáculo, não querem um Benfica "tsunami" mas apenas uma onda maior de vez em quando para não dar cabo do negócio global.
    E ele aceita e entra no jogo.
    O Glorioso pode estar dois ou três épocas sem ir à champions que se aguenta (daí a campanha dos 200.000)
    enquanto outros fechavam portas se isso lhes acontecesse.
    Penso eu de que....

    ResponderEliminar
  4. manuel damásio-tentou como o sporting encostar-se ao fcp e estatelou-se ao comprido,obrigando-nos a nós sócios e simpatizantes a ter que levar com o gozo desses azulados e verdes até ao mandato do vale e azevedo,altura em que foi atenuado

    vale e azevedo-atenuado, porque em contraste com o damásio este entrou com a artilharia toda apontada para tudo o que mexe-se que fosse contra o Benfica e acabaram-se as operações coração e o atirar moedinhas aos nossos jogadores e o papel higiénico consumido passou a ser pago não pelas contas do Clube,que estavam congeladas e tudo que lá caí-se ia de vela.
    esta política de confronto,verbal,não fisico,também não resultou.

    Manuel Vilarinho+Luis Filipe Vieira-trouxe-nos a credibilidade que já não tinhamos há bastante tempo tanto em relações com a banca assim como com os sócios e simpatizantes.estes,que cairam a pique em termos de assistências no tempo do damásio começaram a subir com o vale e explodiram com esta dupla,como comprova o numero de associados e assistências aos jogos mesmo em ano menos bom ou péssimo como eu acho que foi este ano,tendo como comparação o ano passado.
    mais haveria a dizer das três direcções que aqui escrevi,mas isto é um comentário e não um ensaio de como governar o que quer que seja.

    Carlos,se escrevi o que escrevi, atrás, foi para ter uma ideia,assim penso eu e nem estou á espera que pense de igual modo,de que já tentamos de tudo neste clube para derrotar:
    clube azul,arbitos,policias,juizes,alternadeiras e adeptos ou claques organizadas e nada conseguimos.

    para terminar que eu não sou um rambo do teclado e para escrever isto já aqui estou a mais que muito,diria que o que este Presidente ou direcção conseguiu de diferente dos outros foi dar-nos um património e um enormissimo acréscimo de reconhecimento nacional e mundial de que por agora e penso que no futuro seremos um clube com NOME IMACULADO.
    desculpa-me a gritaria no,nome imaculado,mas é o que eu acho.
    não vou falar na via que realmente há para acabar com isto pela simples razão que lá ia o nome imaculado
    abraço

    ResponderEliminar
  5. Eu até imagino que via seria essa meu caro joão2 e concordo contigo... nós somos o Benfica, até pensar nisso é pecado!

    Penso eu de que... como disse o amigo Lawrence

    ResponderEliminar
  6. Grande texto! Mas essa taxa de basófia...upa upa!
    Quero só destacar uma ideia...Pedir aos adeptos para não irem "á bola", para mim, é um atentado contra o futebol.

    ResponderEliminar
  7. Subscrevo totalmente amigo Carlos!
    Não podemos criticar o presidente em muitos aspectos, antes pelo contrário, mas não tem carisma, não é um líder de massas e tem deixado a desejar na defesa do Benfica.
    O pior é que não me lembro de ninguém com esse carisma para nosso presidente.
    Será Humberto Coelho esse líder? Gostaria de saber o que pensam os benfiquistas.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  8. Rui Costa? Se o deixarem... é capaz de ir lá!

    ResponderEliminar
  9. Medeiros Ferreira no centro de controle com o Otelo no terreno.
    dupla explosiva.
    ambos Benfiquistas de berço.
    tem pernas ou não?

    rebate:

    Manuel-o Humberto até que percebe de bolas de golf mas não o estou a ver metido nesta camisa de onze ,as vezes, catorze varas

    Carlos-Rui Costa demasiado emotivo e ainda relativamente novo para estas batalhas obscuras apesar de ser um sofredor inato pelo Benfica tal como nós e bem sabemos o tempo que nos leva a recuperar da raiva que por vezes nos assola

    outra via-criar um departamento juridico com os melhores advogados com conhecimentos menos abonatórios de algumas pessoas com responsabilidade em juizos de valor e atacar tudo que debitasse alarvidades ou bolsassem sobre o nosso Benfica.
    podia não sair mais barato do que estar sempre nos desmentidos mas enquanto andassem a visitar as capelinhas dos nossos mal geridos tribunais não pensavam noutra coisa que não fosse;é pá não ganho para andar a pagar a advogados para defenderem as minhas desonestidades.
    hoje estou mesmo quilhado senão não batia tanto nas teclas.desculpa lá o mau jeito Carlos
    abraço

    ResponderEliminar
  10. Ó meu caro João2... é disto que eu gosto, malta com vontade de debater o Glorioso.

    Um abraço

    P.S. Essa do departamento jurídico é tão básico que ficamos a pensar: Porque raio não temos?

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista.
Aqui, no nosso blogue, a sua opinião é importante
Contribua para o debate livre.
Opine sobre o seu clube!