quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Contas de outro Rosário

Maquina usada pela Price Waterhouse
nas contas do HOTELGAL - SOCIEDADE DE HOTÉIS DE PORTUGAL, SA


Anda toda a gente a fazer contas: Se ganharmos no Dragão ficamos apenas a 4 pontos do Porto e relançamos o Campeonato. Se empatarmos no Dragão, ficamos a 7 pontos na mesma e fica mais difícil renovar o titulo mas ainda é possível. Se perdermos!!! que é lá isso? Essa conta não se faz.
Depois fazemos outras contas:  Ganhando em Israel e o Lyon pontuando na Alemanha basta-nos o empate com o Schalke04 na Luz para nos apurarmos na Champions.

Mas as contas que importam discutir agora, até porque não são previsões mas sim contas auditadas, são as do R&C  publicadas hoje na CMVM onde a SAD apresenta um prejuízo de quase 19 milhões de Euros.
Confesso que fiquei surpreendido: Se num ano em que tudo corre pelo melhor e onde até batemos o recorde de vendas de um jogador damos 19M de prejuízo é caso para dizer: Não pode ser!


Um ano em que fomos Campeões, ganhámos a Taça da Liga e fizemos um boa campanha Europeia tinha de ser um ano onde os resultados operacionais (sem extras de atletas) fosse positivo. Bem sei que a Champions é que equilibra as contas mas, isso é para os corruptos do norte e para os Visconde falidos, nós somos o Sport Lisboa e Benfica, o clube das massas onde tudo é grande.

Nestas coisas e essencialmente em períodos de crise, como estes que atravessamos, temos tendência a analisar os problemas pela parte dos custos. "Onde se pode cortar?" é a pergunta básica hoje em dia. Eu prefiro, neste caso olhar para os proveitos e perguntar: "Onde se pode aumentar" 
A resposta parece clara como a água: O que é que, apesar da tal época excelente baixou de rendimento? As transmissões televisivas. 


É incrível como é que as "transmissões televisivas" geram menos de 9% das receitas. Mais incrível ainda. uma vez que todos os jogos do Benfica foram televisionados como é possivel que em "Receitas de bilheteira" se faça mais 28% que nas "transmissões televisivas"? Como é que um universo de 40.000 (sensivelmente a média de espectadores na Luz) geram mais valor que um universo potencial de 3/4 milhoes (entre 30 a 40% de share em sinal aberto?)

Está na altura de dizer basta: Se ainda faltam 3 anos, pague-se a indemnização e incremente-se a sério esta fonte de receitas que é a maior dos clubes Europeus.

Outra coisa que está mal são as receitas de "Merchandising". Só perto de 3M? Que vergonha!

Senhor Presidente, isto são valores absolutamente irrisórios para um clube como o Benfica!!! Resolva a questão dos direitos televisivos  e melhor o "Merchandising" através de um competente departamento de Markting.


São contratos e gestão de departamento de markting da época da maquina calculadora cuja imagem abre este post. 


P.S. se forem à pagina CMVM onde estão as contas do Benfica e clicarem em propriedades do documento aparece HOTELGAL - SOCIEDADE DE HOTÉIS DE PORTUGAL, SA e autor Price Waterhouse, deve ter sido por isso que vieram com 4 dias de atraso estavam a fazer ó-ó no quartinho do hotel.

2 comentários:

  1. Caro Carlos Alberto, cheguei aqui através do seu nick e passei a seguir o Blog. Se quiser retribuir, força!
    Quanto às contas, vejo que entende alguma coisa da matéria, embora talvez lhe tenha escapado, o Domingos Soares Oliveira diz hoje n´A BOLA, «O passivo cresceu pelo efeito da consolidação. Já não analisamos os resultados da SAD de forma isolada como foi feito no passado. Este passivo hoje tem uma expressão de cerca de 370 milhões de euros. É importante referir que, deste valor, cerca de 217 milhões são dividas quer ao sistema financeiro, quer de obrigações e papel comercial. Portanto, o nosso endividamento mantém-se nos mesmos níveis de anos anteriores e está controlado, permitindo à Benfica SAD e Benfica Estádio fazer face ao serviço da divida sem especiais problemas», disse Domingos Soares de Oliveira em declarações à Benfica TV, onde frisou que «as contas reflectem-se na estratégia que a SAD tinha delineado há um ano atrás».

    Abraço.
    Blog do Manuel

    ResponderEliminar
  2. Meu caro Manuel, já à bastante tempo que tenho o seu blogue nos meus favoritos por isso vou lendo regularmente o que escreve.
    É verdade que o facto de ter havido uma fusão torna mais difícil comparar contas e a questão do Passivo, seja ele corrente ou não é coisa que não deve ser vista como o "papão" - Toda a empresa tem passivo e quanto maior é a empresa maior é o seu passivo.
    O que me deixou perplexo foi aquilo que é comparável de um ano para o outro que são as "transmissões televisivas", as "receitas de bilheteira" e o Marchandising que são a primeira e a ultima quando comparadas com a do meio manifestamente pequenas.

    Abraço, Saudações Benfiquistas.

    ResponderEliminar

Caro(a) Benfiquista.
Aqui, no nosso blogue, a sua opinião é importante
Contribua para o debate livre.
Opine sobre o seu clube!